Seu Cliente Tem que Ser Legal

Esteja Apaixonado Pelo Seu Cliente 

Vou direto ao assunto. Já imaginou atender aquela pessoa chata, que demanda seu tempo, não faz nada do que está sendo proposto e ainda quer resultados? 

Eu trabalhei muito tempo em vendas e atendimento ao consumidor numa empresa que vende cursos de inglês. O nome da empresa é Kaplan International, a Kaplan domina juntamente com a EF o mercado de intercâmbio para quem tem dinheiro e quer aprender inglês de verdade. 

Eu trabalhei com o mercado brasileiro, nosso escritório era o HeadQuarters de todo o grupo, o que significa que nós lídavamos com o mercado mundial. 

Nós tínhamos TODOS os mercados do mundo, Russo, Asiático, Italiano, Mexicano, Espanhol, você pensa num país, nós tínhamos vendedores focados neles. 

Por que eu estou contando isso? O mercado brasileiro era um dos que dava mais trabalho. Quando eu digo trabalho eu quero dizer, pergunta depois de pergunta, nós mandavamos os informativos e as perguntas voltavam, e elas eram referentes a muita coisa que já havia sido explicado. Muitas pessoas demandavam coisas absurdas como café da manhã com pão de queijo, ou leite de amêndoas. 

Eu tinha que vender para quem entrasse em contato conosco, a Kaplan não trabalhava com o conceito de cliente dos sonhos, ela fazia o marketing geral como toda grande empresa. 

Quando eu pegava uma pessoa bacana, meu dia estava feito. Eu passava horas explicando tudo que eu podia, porque eu sabia que as perguntas eram genuínas. A pessoa não estava me perguntando informações que eu já tinha dado. 

Agora a vontade era pouca quando eu pegava uma pessoa que exigia que eu respondesse TUDO que ela queria. Aquela ideia que eu estou pagando eu exijo ser atendido. 

Eu me lembro de um pai que estava mandando a filha para estudar em Nova Iorque, e queria que ela ficasse na residência que nós tínhamos. O problema é que não havia disponibilidade, eu consegui reservar 3 semanas, mas havia uma que estava lotada e não abria de jeito nenhum. Você acha que esse pai entendeu a situação? Claro que não, ele me ligava constantemente exigindo que eu encontrasse um quarto para a filha dele. O homem foi ficando cada vez mais bravo, e eu tentando explicar a situação, dizendo que o MUNDO todo reserva naquela residência e que eu poderia sim colocá-la num homestay naquela semana, depois ela voltava. Ele ficou indignado e exigia com pouca educação que eu achasse um quarto para ela. 

Para terminar a história, o homem ficou tão bravo que desligou na minha cara. 

Eu estava apenas fazendo meu trabalho, mas ele não via isso. 

Concorda comigo que esse tipo de cliente é um terror? Se eu pudesse escolher eu jamais atenderia alguém com tal atitude. 

É por isso que quando você está estabelecendo o seu negócio (funil de vendas) é necessário escolher um perfil que seja bom para você, não apenas para o seu negócio. 

Você quer acordar todos os dias feliz por estar servindo pessoas que te dão valor, que apreciam o que você está fazendo. 

A parte mais importante de escolher quem vai servir é saber que essas pessoas estão na mesma sintonia que você. 

Imagine vender cursos de comida vegana para pessoas que fazem a dieta cetogênica! Ou mesmo ensinar como fazer funil de vendas para pessoas que não sabem o que é um funil de vendas. 

É possível atender pessoas assim? É, mas vale a pena? Não! 

O estado mental do seu cliente é tão importante quanto o seu, vocês precisam acreditar em coisas parecidas, ter valores parecidos. 

A psicografia é mais importante do que a demografia. 

Pense com quem você quer se relacionar todos os dias. Anote todas as características, pois serão essas pessoas que você servirá. 

Você tem que estar apaixonado pelos seus clientes para que eles possam alcançar os resultados que você deseja para eles.

Abaixo está uma lista que você pode considerar quando for definir os seus clientes, ela vem de Stephen Larsey, ele é especialista em Funil de Vendas e criação de ofertas e não gosta de chororô: 

Ele explica o seguinte: 

  • A pessoa tem que estar comprando e usando produtos do oceano vermelho 
  • Eles tem que estar ciente da solução, do problema e estar sonhando com os resultados 
  • Tem que saber sobre o problema, tem que conhecer e entender o porquê deles estarem passando por aquele problema 
  • Devem usar um produto do oceano vermelho e estarem desacreditados pois não estão vendo resultados 
  • Personalidade esperançosa, assim eles vão fazer o que for preciso para solucionar o problema 
  • Eles são compradores e agem com atitude, não precisam serem levados passo a passo
  • Tem pensamento de vencedor 
  • Já tem experiência na área e estão calejados, não são chorões 
  • Já experienciaram muito o que está no mercado do oceano vermelho
  • Gostam de comentar e falar sobre a vida deles e seus resultados 
  • São confidentes e tem experiência 
  • São sonhadores 

Esses são as características das personalidade que Stephen considera quando ele está desenhando uma nova oferta. Claro que você não precisa usar as mesmas, é apenas um exemplo para que fique fácil entender como definir a personalidade de seus clientes. 

Só porque você está vendendo algo não significa que você aceita todo os chatos como clientes, você quer que as pessoas que estejam usando seus produtos tenham resultados incríveis, para isso você precisa saber quem você quer servir, só assim você vai conseguir resultados para seus clientes. 

Gostou do meu texto, acredita que minhas dicas podem ajudar na criação do seu Funil De Vendas Perfeito. 

Iria amar te ter no meu grupo do Facebook onde temos pessoas com vontade de vencer e atitude. Se você é um de nós entra lá! 

Clique aqui para acessar o grupo

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