Tá Quente ou Frio? O Segredo Para Saber Como Se Comunicar Com Seu Tráfego

Aprender a dirigir tráfego para seu Funil de Vendas é a tarefa mais crucial do seu negócio.

Imagine que você abriu uma loja linda, gastou todo o seu dinheiro, o da sua esposa e ainda dos seus pais. A sua loja é com certeza uma das mais especializadas, organizadas, limpas e com os melhores vendedores, só que a localização… bem a localização é péssima, as pessoas só conseguem chegar de barco! Tudo bem você conhece muita gente que tem barco, mas a sua loja faz propaganda para pessoas que querem comprar pneus. Você anuncia no jornal local, nas mecânicas e nos supermercados, todas as propagandas são iguais, para aqueles que te conhecem e aqueles que nunca ouviram falar de você.

Em dois meses você fecha as portas. 

Você pensa quem pode ser tão amador e abrir uma loja numa ilha sem clientes.

Eu quero acreditar que isso não acontece no mundo online, mas pelo meu inbox eu posso ver que acontece sim .

Eu desejo que este post possa esclarecer muitos pontos referentes a segmentação de emails e seus resultados.

Conversar com as pessoas certas da maneira correta vai definir seu sucesso ou seu fracasso. 

Por que é importante entender o tipo de tráfego? E como chamá-lo para seu Funil de Vendas? 

Vamos direto ao ponto…

Cada tipo de tráfego, ou público tem uma idea sobre o que você está vendendo. Veja a figura abaixo. 

classificação de tráfego

O tráfego frio não sabe nada, não entende nada e muitas vezes não tem ideia sobre o problema que você está solucionando. É possível converter esse tráfego mas você precisará educá-los.

O segundo é o morno, ele sabe que tem um problema mas não conhece a sua solução.

O terceiro sabe de tudo! Te conhece, sabe do problema e busca a solução. Este é a sua lista de e-mails.

Russell escreve no seu livro DotCom Secrets uma frase de Gene Schwartz que ensina como fazer cada título das suas campanhas de acordo com a temperatura do tráfego: 

“Se o seu prospecto está consciente do seu produto e ele sabe que será a resposta para seu problema a sua manchete deve começar com o produto. Se ele não conhece o produto, mas apenas sabe que tem o desejo de solucionar o problema, a sua manchete começa com o desejo. Se ele não sabe o que quer, mas tem uma preocupação geral, sua manchete começa com o problema e se cristaliza ao final em uma necessidade específica”. 

Para esclarecer ainda mais Russell explica sobre as temperaturas e como você se comunica com cada uma: 

1 – Tráfego Quente

São pessoas que já te conhecem. Elas estão na sua lista de emails, elas escutam seu podcast, leem seu blog e compram seus produtos – elas já tem uma relação estabelecida com você. 

A sua comunicação com esse público é pessoal, você se direciona a eles como amigo, ao final das contas vocês são conhecidos. 

Com eles você dividirá histórias, suas opiniões e deixará que eles entrem um pouquinho na sua vida privada. 

Aqui você vai usar uma sequência de emails para cimentar a sua relação com o seu prospecto, assim que eles entrarem para sua lista você enviará uma sequência de e-mails que ajudará na construção da relação e confiança entre vocês. 

2 -Tráfego Morno 

Essa parte do mercado é formado pelas pessoas que não te conhecem mas conhecem alguém que seja parte do seu círculo de influências. Nessa fatia ações como empreendimento em conjunto podem dar muitos frutos. Programas de afiliados são especialmente eficazes com esse público. 

Aqui entra na categoria uma pessoa que tenha credibilidade e seja dona de uma lista. Tráfegos do Facebook, Instagram, Youtube e Twitter são categorizados como morno. 

Historicamente Direct Mail já usava está técnica de enviarem campanhas de outras pessoas para seu público. Hoje o mercado online usa afiliados para este tipo de campanha ou então influenciadores.

A sua campanha aqui tem que ser um pouco mais longa do que para o tráfego quente, mas não muito. Tudo que eles precisam é uma garantia de alguém que eles conhecem, e-mail funciona bem, mas pode ser um vídeo, artigo ou qualquer outro tipo de comunicação que a personalidade que eles confiam queira enviar.

3 – Tráfego Frio 

Aqui as pessoas não tem ideia de quem você é, não sabem o que você oferece ou se podem confiar em você. Estas são geralmente as pessoas que clicam no seu banner, ou na propaganda paga no Facebook. Eles cruzam o seu caminho por acaso, por isso é importante usar a técnica mais apropriada. 

Eu vou fazer um artigo voltado somente para tráfego frio. Aqui a técnica é mais complexa, mas se você conseguir domina-la seu negócio vai crescer exponencialmente.

Agora que você entede a temperatura do tráfego, é bom saber de onde ele vem… de acordo com Russell Brunson em existem três maneira que você consegue tráfego. 

1. O tráfego que alguém é dono: por exemplo, se você for na página do Facebook de alguma pessoa que trabalhe com a mesma área que a sua, esse tráfego é dela. Então, como conseguir acesso a essas pessoas? Fácil! Entre na página dela e comente com conteúdo e que faça a diferença na vida das pessoas, seja gentil ou engraçado. Tenha em mente que você deve ser útil. Na sua página tenha todos os dados do seu novo empreendimento. Essas pessoas a quem você responde ficarão curiosas a seu respeito e, provavelmente, acessarão a sua página. Esse tipo de tráfego é gratuito, mas é poderoso. Requer mais tempo, mas mesmo assim vale a pena tentar. 

2. O time que você quer ao seu lado: Imagine que você está montando um time de futebol e você pode convocar qualquer jogador que queira, mas nenhum deles te conhece nem nunca ouviu falar de você. Como você fará com que eles falem com você? Primeiro, você faz uma lista com os nomes, depois uma outra lista sobre o que eles gostam, qual tipo de comida, como eles se divertem, etc. Para o seu time dos sonhos do seu negócio você fará o mesmo. Procure se informar sobre todas as personalidades que possuem um grande público e que tem o mesmo perfil que os seus clientes perfeitos. Quando você tiver a lista pronta, informe-se sobre todos os assuntos que eles estão dizendo, seja em podcast, YouTube, Facebook, Instagram, tudo! Com as informações certas em mãos será mais fácil convencê-los a te ajudar, você pode ser entrevistado por eles, ou eles podem te ajudar como afiliados. Essa técnica leva tempo mas é necessária!! 

3. O tráfego que você é dono: a sua lista de e-mails é o tráfego que você é dono. Esse é o melhor tráfego, foi por causa desse tráfego que eu comecei a estudar ClickFunnel e Funil de Vendas. Para conseguir esse tráfego a maneira mais eficiente é ter um lead magnet, algo que você de graça e em troca receberá os dados da pessoa. 

A sua lista de emails será a fonte mais importante do seu negócio. Os clientes que estão nela já conhecem a sua história, acreditam no seu produto e assim tem uma grande tendência de comprar novamente. 

Para crescer a sua empresa e aumentar suas vendas Você precisa saber a temperatura do seu trafego e onde acha-lo. Com as informações acima ficará mais fácil categorizar e assim sistematizar a automação de e-mails. 

Você sabe que uma pessoa veio do Facebook, ela vai receber a sequencia de e-mails para o tráfego morno, se a pessoa veio de um banner de um website que não oferece muita informação sobre a sua solução esse tráfego pode ser considerado frio, ou seja sequência de e-mails seria muito mais educativa. 

Espero que você tenha percebido a importância da segmentação do seu pública e como a sequência de emails poderá transformar a sua empresa. 

Se você gostou desse artigo me faz um favor? Deixa um like ou um comentário. 

Tem outras dúvidas sobre a estratégia para seu Funil de Vendas?

Quer saber como o Funil de Venda em inglês funciona? Ou as etapas para Funil de Vendas?

Adoraria ouvir de você! 

De qualquer maneira, obrigada por ler meu artigo!

Fique em paz e até a próxima.

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